sábado, 27 de março de 2010

A Criança Moderna

“A educação natural;
A educação como processo;
A simplificação do processo educativo e
A importância da criança.” (Piletti, 2008, p.122, 123)

Os fundamentos acima descritos são de Jean Jacques Rousseu.
Penso que ninguém pensava nas crianças (do ponto de vista pedagógico) até Rousseau!
Depois de Rousseau, aquele lixo do método educacional, com seus adeptos, visto que, com certeza Rousseau enfrentou opiniões contrárias, devem ter vindo parar no Brasil. Vai ver que é por isso que a Europa está sempre na vanguarda da educação e especificamente a França é o berço intelectual ainda hoje considerada.
Mas Rousseau não é santo não nesta história, conforme Law (2009, p.293) Rousseau, “embora admitisse ser um mau pai, tinha idéias firmes sobre a criação de crianças”. Mas que grande contradição não?!?
A resposta a esta perplexidade é que sim as idéias daqueles fundamentos citados no caput eram lógicas e racionais. Porém faltava a validação destas hipóteses e cerca de 30 anos mais tarde Pestalozzi pratica seu método pedagógico. Pestalozzi foi grandemente influenciado a partir das idéias naturalistas de Rousseu.
A pedagogia de Pestalozzi buscava uma reforma social. É a criança o veículo desta reforma. A natureza da criança é desenvolvida sem a intervenção de uma sociedade que poderia destruir esta característica inata da criança.
Em seu livro, "Como Gertrudes ensina suas crianças" (1), Pestalozzi expõem seu método pedagógico. Ele vai escrever sobre a ação concreta que desenvolvia junto a crianças órfãs. Lembremos de uma das máximas de Pestalozzi: "A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade.” (1)
Entretanto, a história nos conta que foi muito difícil Pestalozzi desenvolver sua empreitada.
Após pesquisar sobre o assunto, o que mais me chamou atenção foi que naquele tempo, a criança não era pensada como um ser. Vejo aquelas crianças como que, ou “enfeitadas” por uma classe nobre, ou então elas eram mais uma “unidade econômica” da burguesia, ou então as crianças eram descartadas e marginalizadas por ambas as classes.


Referência Bibliográfica:

PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e História da Educação. 15. ed. São Paulo: ABDR, 2008.

LAW, Stephen. Filosofia: guia ilustrado Zahar. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi, acessado em 22/03/2010.

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